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Logo mais chegam as datas mais importantes do varejo no primeiro semestre – como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. E, com as datas, o empreendedor tem perspectivas de aumentar as vendas para diferentes segmentos do mercado. A grande questão é como conquistar o cliente em tempos de incerteza econômica e política.

Mesmo com queda nas taxas de juros, o acesso ao crédito continua difícil. Além disso, o consumidor não está disposto a gastar os mesmos valores de antes da crise. Atualmente, o cliente só fecha negócio depois de identificar a relevância do produto para a sua vida.

Conheça a seguir as melhores práticas para alavancar as receitas.

  1. Faça ações promocionais

As promoções despertam o senso de urgência ao oferecer ao consumidor um benefício extra ou exclusivo. Pode ser uma venda tipo “pague 1 e leve 2”, uma entrega gratuita, um sorteio, uma degustação. Saiba como usar essas iniciativas para melhorar seus números.

  1. Determine os objetivos

Estude público, produtos, volumes, abrangência geográfica, receita e participação de mercado. Defina, por exemplo, se a campanha incentivará a venda de um produto ou tentará atrair um perfil específico de clientes.

  1. Trace Metas

A iniciativa pode servir também para fixar a marca, ampliar o cadastro de clientes, pesquisar hábitos de consumo ou testar um lançamento. É uma oportunidade de incentivar o consumidor a se tornar um embaixador da marca.

  1. Avalie o melhor tipo de promoção

A estratégia pode incluir descontos, prazos especiais, brindes, demonstrações, cursos e convites para eventos, entre outros. O importante é evitar formatos complicados, que dificultem o acesso ao benefício adicional. Certifique-se de que a campanha não tenha impeditivo legal e que não viole o Código de Defesa do Consumidor.

  1. Comunique uma ação

Divulgue os benefícios e a dinâmica da ação promocional nos canais de comunicação que alcançam o público-alvo. Se os recursos para investimento forem limitados, priorize a comunicação na fachada e no interior da loja. Em caso de sorteio, coloque o prêmio e a urna em um lugar de destaque no ponto de venda.

Conheça as boas práticas para vender mais

  • Aproveite as comemorações

Explore datas consagradas como Dia dos Pais, Dia da Criança, Natal e Black Friday. Mostre o que a marca tem de único e que benefícios extras pode oferecer ao cliente.

  • Participe de eventos

Procure iniciativas que reúnam várias marcas do segmento, como um festival de culinária. Antes de fechar com o evento, pesquise a sua reputação e negocie o custo da exposição.

  • Faça ações cruzadas

Crie promoções em parceria com lojas que vendam produtos ou serviços complementares. Por exemplo: na compra de um produto de beleza, o cliente ganha um voucher para usar no spa parceiro.

  • Crie campanhas

Fidelize os clientes por meio de promoções exclusivas ou programas de pontos.

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Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios.