:

 

Olá caros leitores do Blog Aumenta Venda, vamos neste post sintetizar algumas vantagens e desvantagens da atuação em ambos os canais de venda.

Primeiro gostaria de deixar claro que as duas operações têm peculiaridades e que os prós e os contras de cada tipo de operação devem ser analisadas individualmente para cada vendedor.

Vamos primeiro as vantagens de vender dentro dos marketplaces.

Dentre elas podemos citar o grande número de visitantes que costumam visitar esses sites. Somente como referência somente a Americanas tem mais de 100 Milhões de visitantes mês. Portanto está é uma grande vantagem não precisar investir ou ter um budget definido para investimento em Campanhas de marketing.

Segundo ponto que importante ressaltar sobre a operação de vendas via Marketplace é a confiança e a credibilidade que estes grandes sites possuem perante a população. Por este motivo geram muita confiança principalmente nos compradores inexperientes e esta autoridade se transmite aos seus associados, ou seja, aos vendedores integrados. Assim vendendo através destes grandes sites vocês já saem com a confiança cliente em relação a venda.

Terceiro ponto bastante importante a ser analisado é o custo benefício do início das operações de vendas quando atuando dentro de um Marketplace. Mesmo que o contrato com eles demore algum tempo e seja bastante burocrático os custos nem se comparam com a abertura de um e-commerce próprio, onde temos grandes investimentos em tecnologia e um time preparado para atuação.

A partir deste ponto vamos analisar as vantagens de se investir na criação de um e-commerce próprio, e assim alavancar suas vendas.

Apesar de ser bastante difícil atrair e ter a confiança de um cliente novo dentro do e-commerce, quando isso acontece é realmente muito interessante ter o contato direto com o cliente e estar apto a fidelizar este. Neste sentido por vezes o importante é ter um time qualificado e investimentos direcionados para campanhas de marketing direcionados para seus próprios clientes.

Finalizando acredito que existem vantagens e desvantagens da operação em ambas os sentidos , e o ideal é que o empreendedor opere nos 2 canais de venda. Caso precise escolher um deles a operação deve ser analisada profundamente procurando achar a melhor solução para cada cliente.