:

Segundo decreto lei 10.282 de 20 março de 2020 e a Medida Provisória 926 que regulamenta a lei 13.979 de 6 de fevereiro de 2020 que versa sobre serviços públicos e atividades essenciais. Esta tem como finalidade objetivo regulamentar a aquisição de bens serviços e insumos que possam auxiliar no combate ao Coronavirus. Neste âmbito regulamenta quais são os serviços essenciais que não podem deixar de funcionar mesmo neste período de enfrentamento ao Vírus.

Em outras palavras o que a Medida provisória veio a regulamentar são medidas essenciais e básicas para o funcionamento da sociedade neste período conturbado de enfrentamento ao vírus. Neste sentido O Decreto 10.282 ratifica, em seu Art. 3º, os Serviços Postais como essenciais.

As implicações praticas dessa MP são a de garantir o funcionamento e o abastecimento da população principalmente de bens essenciais a sobrevivência. Contudo a medida também atinge outros setores e neste mesmo âmbito garante o funcionamento do e-commerce que tem no correio o seu principal aliado logístico.

Evidente que o mundo como conhecemos vai mudar drasticamente, novas soluções precisarão serem adotas para ainda mais recentes problemas que surgirão. Uma das principais preocupações de economistas em geral é com a súbita parada da economia imposta pela quarentena que vem como medida preventiva ao combate ao Corona Vírus. As consequências e o impacto dessas medidas somente serão sentidos ao longo do tempo, no entanto é consenso que elas assolarão nosso país em curto prazo e seus efeitos poderão ser devastadores caso não tomarmos medidas protetivas. Para tanto e tentando evitar um colapso total da economia com falência de empresas, desemprego e caos novas alternativas de levarem seus negócios adiante devem estar no planejamento dos empresários.

Em postagens anteriores já abordamos algumas técnicas e estratégias que podem ser usadas já que gerenciamento de processos precisará por um tempo trabalhar em home office( Em casa) e para tanto algumas ferramentas precisam ser implementadas pelos empreendedores a fim de organizar suas tarefas , seus colaboradores ,e mais importante de tudo seus processos de venda e rotinas , que muito provavelmente precisarão ser repensadas por conta deste novo cenário econômico que teremos pela frente. Um exemplo de ferramenta que a tempos já é utilizado pelos startups é o Trello que basicamente é uma ferramenta de gerenciamento de projetos muito versátil e bastante útil que pode ser adaptada para qualquer tipo de gerenciamento desde seu negócio até uma rotina de estudos. O que eu pessoalmente mais acho interessante que ele pode ser utilizado por várias pessoas, onde o líder pode definir tarefas, prazos de entrega, prioridades com sua equipe.

Finalizando conforme demonstramos nosso mundo está prestes a sofrer mais uma revolução desta vez determinada por uma pandemia. Temos algumas opções diante deste cenário, no entanto a mais coerente no mundo dos negócios sempre foi a adaptabilidade ao invés da indignação, a resiliência em alternativa depressão, a solidariedade em opção ao caos. Precisaremos evoluir rápido, contudo isto não é de maneira nenhuma ruim, é sim uma opção que nos foi dada portanto esteja atento ao seu cenário seja ele na sua empresa, família ou ambiente de trabalho. Certo que juntos somos mais fortes, sejamos todos bem-vindos ao novo.